Inscrições

A inscrição de projetos deve ser feita única e exclusivamente pelo site inscricoes.bienaladg.org.br

Realize o cadastro utilizando seu CPF e dados pessoais. Não é obrigatório fazer inscrições de trabalhos no ato do cadastro. As inscrições estarão abertas até 10 de junho de 2015.

Para cada trabalho inscrito, faça o upload de até 10 (dez) imagens RGB, no formato JPG ou PNG, que melhor representem as características do projeto. Cada imagem deverá ter, no máximo, 2MB. A inscrição poderá também ser complementada com um vídeo de até 1 minuto de duração, publicado no site YouTube.com ou Vimeo.com. No caso de trabalhos da categoria Design Digital, siga as instruções relativas a cada Subcategoria.

Cada trabalho deve ser inscrito na Subcategoria mais adequada de uma das sete Categorias apresentadas.

Preencha as informações nos campos indicados referentes à autoria principal (estúdio ou profissional), equipe, título do projeto, ano em que foi desenvolvido e cliente, além de uma breve descrição do problema e solução, dos objetivos e resultados alcançados. Estes últimos campos deverão ser preenchidos em Português e Inglês para facilitar o trabalho dos jurados estrangeiros e a criação de legendas bilingues tanto na mostra como no catálogo. Se selecionados, os projetos serão acrescidos de informações complementares e a versão em inglês revisada.

Valores

A cada trabalho inscrito deve corresponder uma taxa de inscrição no valor de R$ 150,00.

Sócios ADG Brasil em dia com suas contribuições têm inscrição gratuita de 2 trabalhos.

Membros profissionais de associações parceiras da ADG Brasil têm desconto de 20% na inscrição dos primeiros dois trabalhos (R$ 120,00 cada)*.

Ao fornecer seu CPF no momento da inscrição o sistema automaticamente computará a existência do benefício (gratuidade ou desconto), se for o caso.

* Com base em informações fornecidas pelas associações.

Objetivos da Bienal da ADG

Reunir, registrar e divulgar destaques significativos da produção de design gráfico brasileiro.



Atestar a relevância do design gráfico no cenário cultural e econômico do país.



Incentivar a reflexão a respeito da atividade, promovendo seu aperfeiçoamento.



Participantes

Poderão ser inscritos trabalhos realizados nos últimos dois anos – ou seja, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014 – no Brasil, ou por designers brasileiros atuando no exterior.



A inscrição deverá ser feita em nome do detentor dos direitos autorais do projeto – seja ele um profissional, uma equipe de profissionais ou um estúdio de design, membros ou não da ADG Brasil.



Os projetos devem obrigatoriamente ter sido implementados, produzidos ou veiculados, exceto no caso de trabalhos de graduação de estudantes (vide o próximo item). Trabalhos não implementados ou em fase de produção não serão aceitos.



Cada participante poderá inscrever quantos trabalhos quiser.

Projetos de Graduação

Poderão ser inscritos ainda projetos gráficos desenvolvidos como trabalhos de graduação de estudantes (TCC, TFG, TGI, Projeto Final, etc.) nos últimos dois anos – ou seja, nos anos de 2013 e 2014 – em qualquer instituição de ensino de nível superior do país. Se selecionado, será obrigatória a apresentação de um documento da instituição de ensino que comprove a orientação do projeto por um ou mais integrantes do corpo docente da instituição. Não há número máximo de inscrições por escola.

Processo de Julgamento

Os trabalhos serão avaliados on-line por um júri de reconhecida capacidade, cujos nomes serão oportunamente divulgados.

Os trabalhos com maior pontuação irão compor a short list de pré-selecionados para a Bienal.

Uma vez anunciada a short list, seus autores deverão disponibilizar – em até 10 dias corridos – informações complementares e imagens em alta resolução dos projetos, além de enviá-los fisicamente para o Rio de Janeiro, onde o julgamento presencial e final com os jurados irá acontecer.

O endereço e condições para envio serão informados apenas aos autores dos projetos pré-selecionados.

Sobre a Seleção

Os trabalhos serão julgados de acordo com os objetivos da Bienal e os critérios expositivos da mostra.

Cada Subcategoria será avaliada por um grupo de jurados. Os jurados não poderão julgar Subcategorias nas quais tenham trabalhos inscritos.

O júri é soberano e sua decisão será irrecorrível.

Casos não previstos serão decididos pela Coordenação da Bienal.

Após a Seleção

A maneira de apresentar os trabalhos, tanto na mostra quanto no catálogo, ficará a cargo da Coordenação da Bienal e dos responsáveis por estes trabalhos. A listagem dos projetos selecionados e seus autores será publicada em inscricoes.bienaladg.org.br Os trabalhos da short list não selecionados após o julgamento presencial não serão devolvidos, exceto se o responsável pela inscrição entrar em contato com a ADG Brasil – até dez dias após a publicação da listagem dos projetos selecionados – para providenciar a devolução pelo correio, que ocorrerá por conta do participante. Os projetos selecionados não serão devolvidos.
















Disposições Finais

As peças inscritas não serão seguradas. A ADG Brasil compromete-se a tomar o máximo cuidado em sua guarda, mas não se responsabiliza por quaisquer danos ou perdas que possam ocorrer.

É de responsabilidade do participante o acondicionamento adequado dos projetos enviados, que garanta sua integridade física para julgamento e exposição.

A ADG Brasil terá plenos direitos de utilizar as imagens e informações dos trabalhos selecionados para divulgar a Bienal e a ADG Brasil. Poderá também utilizá-las, em sua totalidade ou parcialmente, em publicações próprias ou de terceiros, tanto impressas como digitais, inclusive com fins comerciais.

A autorização para exposição e publicação dos projetos inscritos é de responsabilidade do autor da inscrição, isentando a ADG Brasil de quaisquer ônus relativos à violação de direitos autorais de terceiros (estúdios, fotógrafos, ilustradores, etc).

A inscrição implica a anuência do participante com as normas estabelecidas neste regulamento.

Categorias

  • 1. BRANDING & IDENTIDADE DE MARCA
    • 1.1 BRANDING
    • Apresentar a estratégia de posicionamento da marca, com público alvo, mercado, produtos e/ou serviços ofertados,visão, essência, valores, promessa e seus desdobramentos em naming, logotipo, sistema de identidade, tom de voz e conceito de comunicação.

    • 1.2 IDENTIDADE DE MARCA
    • Conjunto de códigos visuais (marcas, cores, tipografia, etc.) e aplicações de um programa de identidade para empresas, eventos, produtos e serviços.

      Apresentação: Páginas do manual de identidade com projeto (marca, com estrutura, redução, versões cromáticas, e códigos como cores, tipografia, etc.) e documentação das aplicações.

    • 1.3 DESIGN DE SINALIZAÇÃO
    • Sistemas e equipamentos de sinalização que cumpram as funções de identificar e direcionar, obrigar e proibir condutas e usos, advertir para riscos e ainda veicular informações tais como endereços, horários, notícias históricas, etc. para escritórios, indústrias, hotéis, hospitais, lojas comerciais, shopping centers, estradas, ruas, estações, postos de abastecimento, sítios históricos, ecológicos, de lazer, estádios, exposições, salões, congressos e eventos.

      Apresentação: Documentação fotográfica (humanizada) do ambiente sinalizado; plantas de circulação e fundamentos conceituais, tipográficos, cromáticos e formais; layouts de sinalizadores em vistas, perspectivas, elevações e fachadas.

      pcionais: família de pictogramas e setas; páginas do manual de sinalização com especificações técnicas e construtivas, quantificações, processo de fabricação e montagem.

    • 1.4 PROJETO DE AMBIENTAÇÃO
    • Instalações ambientais e de design de superfície concebidas em conjunto com a comunicação visual ou projeto de comunicação visual intimamente ligado à arquitetura, cumprindo finalidade identificativa, informativa, instrutiva, decorativa, simbólica, promocional, etc. Configuração formal ou decorativa de estandes, quiosques, vitrines, eventos, exposições, feiras, festas, cenários, bares e restaurantes, lojas comerciais, shopping centers, postos de abastecimento, murais, grafites, painéis, fachadas e outros grafismos monumentais.

      Apresentação: Fundamentos conceituais, tipográficos, cromáticos e formais; layouts em vistas e perspectivas; documentação fotográfica (humanizada).

    • 1.5 COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
    • Desdobramento da identidade de marca em peças de comunicação, tais como: catálogos, convites, folders, kits para clientes ou imprensa, etc.

  • 2. DESIGN EDITORIAL
    • 2.1 PROJETO GRÁFICO DE LIVRO
    • Projeto integral de livro de ficção, não-ficção, infantil, infanto-juvenil, ilustrado ou quadrinhos, podendo ser edições isoladas ou coleções.

    • 2.2 CAPAS DE LIVRO
    • Capas, sobrecapas, estojos, luvas, etc., de publicações individuais e coleções. Não inclui capas de catálogos, de perfis corporativos e de demais produtos não destinados à venda.

    • 2.3 PROJETO GRÁFICO DE JORNAL
    • Projeto gráfico, integral ou parcial (de cadernos, suplementos, etc.). Não inclui direção de arte e periódicos institucionais.

    • 2.4 PROJETO GRÁFICO DE REVISTA
    • Projeto gráfico integral de publicação periódica vendida em bancas e livrarias, por assinatura ou de distribuição gratuita. Não inclui números especiais, publicações comemorativas, edições únicas e/ou limitadas, ou catálogos.

    • 2.5 DIREÇÃO DE ARTE DE PERIÓDICO
    • Direção de Arte de publicação periódica vendida em bancas e livrarias, por assinatura ou de distribuição gratuita. Não inclui números especiais, publicações comemorativas, edições únicas e/ou limitadas, ou catálogos.

    • 2.6 CATÁLOGOS
    • Catálogos de exposições e obras pertencentes a artistas, colecionadores, museus, fundações e bibliotecas.

    • 2.7 RELATÓRIOS
    • Relatórios anuais, financeiros, de responsabilidade social, perfis comemorativos, catálogos de cursos e serviços diversos e peças afins.

    • 2.8 PEÇAS ISOLADAS OU SÉRIES
    • Infográficos, capas, matérias específicas ou números especiais de periódicos e/ou série de publicações, independente do projeto gráfico. Publicações comemorativas, edições únicas e/ou limitadas, catálogos sazonais de moda, programas de espetáculos, projetos de captação, cadernos, calendários, agendas e peças afins. Periódicos corporativos, manuais de instrução, fascículos, publicações didáticas e de referência técnica, cardápios para vendas de alimentos e bebidas. Não há a exigência de que o projeto gráfico da peça tenha sido feito pelo mesmo autor da direção de arte da peça inscrita. Cada inscrição deverá corresponder a uma única capa, matéria ou número especial. Se for o caso, o título e a localização do trabalho deverão constar no campo Breve Descrição.

  • 3. DESIGN PROMOCIONAL
    • 3.1 CARTAZES
    • Cartazes de qualquer natureza; culturais, sócio-políticos, etc. Peças individuais ou série.

    • 3.2 PORTFÓLIOS
    • Publicação impressa – e respectivo invólucro, se houver – contendo a produção de designers, profissionais de ilustração, fotografia, publicidade, etc. com fins promocionais.

    • 3.3 INFORMES
    • Convites, peças de mala direta, postais, filipetas, kits contendo brindes/ amostras, releases para imprensa, voltados para casamentos, exposições, desfiles, festas, lançamentos, estréias, congressos, inaugurações, mudanças, eventos, datas festivas, etc.

    • 3.4 MATERIAL DE PONTO DE VENDA
    • Design gráfico de sistemas e materiais de positivação do ponto-de- venda (display de produtos, dispositivos de ponto-de-venda, quiosques, aplicação em veículos, etc.). As peças podem ser apresentadas sobre os seus suportes, sejam eles quiosques, veículos, displays, totens, etc.

    • 3.5 ANÚNCIOS
    • Design gráfico e direção de arte para anúncios veiculados em mídia impressa (jornais, revistas, etc.). Peças individuais ou série. Se for o caso, o título e a localização do trabalho deverão constar no campo Breve Descrição.

    • 3.6 DESIGN PARA ESPETÁCULOS, EVENTOS E EXPOSIÇÕES (ANALÓGICO E/OU DIGITAL)
    • Faça o upload para YouTube.com ou Vimeo.com de um vídeo com até 1 minuto de duração, informando a URL na inscrição, que poderá ser complementada com até 10 (dez) imagens no formato JPG ou PNG de até 2Mb cada.

  • 4. DESIGN DIGITAL
    • 4.1 SITES
    • Sites e hotsites.

      Apresentação: Faça o upload para YouTube.com ou Vimeo.com de uma navegação demonstrativa de 30 segundos até 1 minuto de duração, informando a URL na inscrição, que poderá ser complementada com até 10 (dez) imagens no formato JPG ou PNG de até 2MB cada.

    • 4.2 GAMES, SOFTWARES, APPS / INTERFACES
    • Apresentação: Faça o upload para YouTube.com ou Vimeo.com de uma demo de 30 segundos até 1 minuto de duração, informando a URL na inscrição, que poderá ser complementada com até 10 (dez) imagens no formato JPG ou PNG de até 2MB cada.

    • 4.3 MOTION DESIGN
    • Videografismos, infográficos animados, intervalos, chamadas, aberturas de filmes para cinema, televisão, programas, seriados, animações. Peças individuais ou série.

      Apresentação: Faça o upload para YouTube.com ou Vimeo.com de um vídeo com até 1 minuto de duração, informando a URL na inscrição, que poderá ser complementada com até 10 (dez) imagens no formato JPG ou PNG de até 2MB cada.

    • 4.4 E-PUBLICAÇÕES
    • Livros, revistas e demais publicações produzidas prioritariamente no formato e-pub, para leitura em aplicativos como Kindle, iBooks, Kobo etc.

      Apresentação: Até 10 (dez) imagens no formato JPG e PNG de até 2MB cada, podendo ser complementadas por uma demo de 30 segundos até 1 minuto de duração no YouTube.com ou Vimeo.com informando a URL na inscrição.

    • 4.5 DESIGN COMERCIAL
    • Comerciais para televisão, web ou dispositivos móveis. Peças individuais ou série.